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29 Jan 2018

5 TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA 2018

QUER SABER O QUE O MARKETING DIGITAL NOS RESERVA PARA ESSE ANO? ENTÃO DÁ UMA OLHADA NESSE ARTIGO E CONHEÇA ALGUMAS TENDÊNCIAS!

A mudança é uma força ativa e bastante comum na vida diária e no mundo do Marketing Digital. Para os profissionais que almejam o sucesso em suas campanhas, a capacidade de prever essas mudanças e tendências é essencial!

Afinal, você sabe: em meio à grande concorrência de mercado, os que conseguem tomar ações a partir das tendências saem na frente e sempre se colocam em uma posição privilegiada, né? Se você quer ser um desses, fique atento a estas 5 tendências!

1. APLICATIVOS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS

O uso de aplicativos de mensagens instantâneas tem caído no gosto de todo mundo. De criancinhas a velhinhos, todos utilizam cada vez mais serviços como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e outros.

O melhor para a sua empresa é que essa tendência traz vááárias oportunidades para a criação de novos canais de atendimento. E mais: o consumidor que já se sente confortável em utilizar essas tecnologias pode apresentar ainda mais chances de conversão!

Do ponto de vista do marketing, um exemplo muito interessante é o uso de Chatbots (sistemas que simulam um humano em uma conversação). Nele, os usuários obtém acesso a produtos e serviços (marcando um horário, por exemplo) através de um aplicativo de mensagens como o Facebook Messenger… falando com um robô!

Outra novidade é o WhatsApp para empresas. O chamado WhatsApp Business foi lançado oficialmente dia 18 de Janeiro, inicialmente disponível para celulares Android em 5 países: Estados Unidos, Reino Unido, México, Itália e Indonésia. No aplicativo será possível criar um perfil com informações sobre o negócio, como endereço, email e horário de funcionamento. Além disso, as empresas terão acesso a determinadas métricas, para saber, por exemplo, quais mensagens enviadas são mais lidas, ajudando na estratégia de marketing. Legal, né?

2. TENDÊNCIAS DO USO DE VÍDEOS NA JORNADA DO CONSUMIDOR

O crescimento avassalador da popularidade do Youtube tem demonstrado a enorme importância dos vídeos no nosso dia a dia. Estima-se que até 2020, 80% do tráfego da internet será de vídeos online! E agora outros players também querem tirar uma fatia desse mercado. É só prestar atenção nos investimentos recentes que o Facebook tem feito nesse tipo de conteúdo.

Estes dados dão um indicativo muito claro da sua importância e do seu potencial na geração de leads. Portanto, uma forte tendência para 2018 é que a utilização de vídeos na jornada do consumidor seja cada vez maior dentro das estratégias de Marketing Digital, seja para fazer demonstrações de produtos, seja para outros fins.

3. O POTENCIAL DOS MICROINFLUENCIADORES SOCIAIS

Quem nunca ouviu falar sobre as enormes quantias que as celebridades cobram para divulgar um produto ou marca nas suas redes sociais? A estratégia de usar influenciadores digitais e embaixadores de marca não é algo novo no Marketing Digital e provavelmente você já ouviu falar sobre o assunto.

O problema de trabalhar com essas celebridades é que, além de ser caro, as publicidades patrocinadas postadas por grandes celebridades podem trazer uma sensação de que aquela propaganda não é algo natural. E tentar motivar algo puramente comercial pode acabar gerando pouco engajamento...

Nesse cenário, os microinfluenciadores vêm surgindo como uma ótima alternativa. Esse nome parece estranho? Vamos explicar: eles são pessoas populares nas redes sociais, mas que não chegam ao ponto de serem considerados grandes celebridades. Já viu aqueles perfis com "Digital Influencer" escrito na bio do Instagram? Então!

O trabalho com essa classe de influenciadores sociais é ótimo. Afinal, ele traz um ar mais natural às publicações patrocinadas, além de representar uma diminuição nos custos gerais. Além disso, o potencial de engajamento nesses posts é bem alto, apontando que é uma tendência que deve se confirmar em 2018!

4. AS OPORTUNIDADES DO CONTEÚDO VISUAL INTERATIVO PARA O MARKETING DIGITAL

Tecnologias como a Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) parecem algo mágico! Por isso, elas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, despertando fascinação no público. Vai me dizer que você e seus amigos não ficaram enlouquecidos quando Pokémon GO foi lançado?

Essas tecnologias permitem que o usuário sinta-se imerso nas diversas realidades que o jogo ou vídeo interativo apresentem a ele. E aí entramos em uma grande oportunidade de marketing. Apenas para citar dois exemplos, dois mercados que já vêm utilizando essas tecnologias em suas estratégias de marketing são o mercado de moda e o mercado imobiliário.

Com essas tecnologias, o consumidor se sentirá mais livre ao, por exemplo, interagir com seu produto, tendo diversas opções e vendo como ele mesmo ficaria ao utilizá-lo em um ambiente! Mágico, né? É, sem dúvida, algo que chama a atenção do consumidor e que dificilmente pode ser ignorado.

5. MICROMOMENTOS E A COMODIDADE DOS SMARTPHONES

A era dos smartphones é marcada por uma tendência ao impulso e ao imediatismo na tomada de decisões. Isto pode ser muito bem aproveitado pelas empresas que forem capazes de prever os momentos nos quais a pessoa pega o smartphone e toma uma decisão.

E é aí que entram os micromomentos: situações que levam o usuário a utilizar o smartphone para resolver uma necessidade. Seja ela comprar, vender, aprender ou qualquer outra coisa! Esse é um conceito muito valioso para as empresas que querem realmente aproveitar a grande utilização desses aparelhos.

Ao entender os micromomentos, a empresa passa a antecipar e prever demandas. Logicamente, esta informação bem utilizada pode ser o diferencial entre um ano produtivo e um ano passado em branco.



CONCLUSÃO

Como podemos ver, o ano de 2018 possui muitas tendências e oportunidades interessantes para os profissionais de Marketing Digital. A lição que podemos tirar de todos estes tópicos é que a tecnologia está tornando o setor de publicidade cada vez mais presente na vida pessoal de todos nós!

Portanto, utilize o Marketing Digital ao seu favor. Afinal, essa intimidade que as tecnologias propiciam é algo que, se bem utilizado, pode alavancar as suas vendas e gerar muitos frutos para a sua empresa!



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